Papercraft


Origami Darth Vader / Papercraft Darth Vader

Chegou perguntando se "isso que você faz é origami?" e ver a palavra Papercraft não te falou muita coisa... Mas você curioso quer entender melhor a diferença e do que realmente se trata essa arte.
Foi com esse objetivo que iniciei o Canal Mundo Franco, onde no primeiro video expliquei essa coisa de PAPER ÉOQ? Que minha mãe nem consegue pronunciar.


Você pode conferir o vídeo aqui:


Um tanto envergonhado pela falta de costume de estarem frente a câmera, explico o que é papercraft e falo o que é necessário para começar a brincar e montar seus próprios modelos. A seguir dou um reforço sobre essa explicação com links de apoio para que você que está lendo tenha acesso a informação e conteúdos relacionados, além dos programas necessários para explorar esse mundo com maior eficiência.

Papercrafts decorativos Gato e Cachorro

O que é Papercraft?
Como o próprio nome já diz (do inglês paper = papel, craft = construir) se trata da arte de construir coisas utilizando papel. Esse é o nome dado a técnica de maneira geral, porém o nome da mais utilizada é Pepakura, que é a a responsável em transformar modelos geométricos tridimensionais em peças, que você pode imprimir e montar para reproduzir o modelo 3D com papel.

Não confunda com origami, já que essa técnica faz uso apenas de dobraduras e as vezes alguns recortes. Diferente do papercraft onde você faz recortes, dobraduras e colagem, o que permite construir modelos desde formas abstratas decorativas, a modelos complexos bem realísticos do que você desejar.
Papercraft realístico Link - Zelda
A técnica é bastante antiga, porém da forma que hoje é feita, surgiu durante a Segunda Guerra mundial, na Itália por volta de 1941 onde era bastante popular a reprodução de veículos como navios e aviões. Porém com a chegada do plastico e a reprodução de modelos em grande escala, a arte foi sendo deixada de lado.

Papercraft Navio
Mas se você se depara com aqueles Figure Actions de personagens de animes ou filmes que são caríssimos e não tem condições de pagar por eles mas ainda assim quer ter uma coleção decorativa de fazer inveja, papercraft é feito pra você.

Papercraft Castelo Neuschwanstein
Como utiliza papel e impressão convencional, com poucos recursos e mais paciência e trabalho manual você consegue ter uma variedade de peças com todo tipo de temática, desde decorativos, animais, personagens de desenhos e filmes, veículos e monumentos de arquitetura. Muitos destes disponibilizados na internet e gratuitos graças a comunidade maravilhosa apaixonada pela arte.

Como começar?
Ficou interessado nas possibilidades e quer saber como começar?
Então simbora!

Muitos dos modelos disponíveis para download estão no formato PDO que pode ser aberto pelo programa Pepakura Viewer/Designer, que você pode baixar clicando na imagem abaixo:



Esse programa permite você abrir os arquivos .PDO que exibem os modelos em duas visualizações, a esquerda em 3D e a direita suas peças separadas, onde você pode movimentar ou clicar para dar destaque, e até mesmo passar o mouse sobre as arestas das peças e ver onde cara uma se conecta. Esse será seu guia de montagem para modelos geométricos.

Pepakura Viewer - Tela de visualização

PS.: Alguns modelos de papercrafts são projetados em formato não necessariamente geométrico, que costumo chamar de Modelos Orgânicos. Normalmente eles são intuitivos ou acompanham um PDF com instruções de montagem. Para saber mais você pode assistir ao vídeo no canal onde comento esse tipo de formato CLICANDO AQUI.



Onde obter modelos?
A comunidade dos PAPERCRAFITÊROS é maravilhosa. Existem alguns sites onde você pode conseguir diversos modelos pra montar de forma gratuita com tematica variadas.
Abaixo listo alguns links uteis que você pode acessar e explorar esse mundo maravilhoso.
Já aconselho a ir com calma, por que a coisa pode viciar!

PaperPokés - Voltado principalmente para modelos de Pokemon
PaperCraft Square - Aqui você encontra diumtudo!
Papercraft Paradise - Modelos Diversos.
Unfold Brazil - Site de papercrafiteros muito fodões e brasileiros, voltado mais para super-heróis (alguns gratuitos, outros a venda)
Canon Creative Park - Voltado para modelos que chamo de orgânicos, com temática diversa. RECOMENDO UMA BOA NAMORADA AQUI

Quais materiais eu preciso?
Encontrou aquele modelo que você sentiu que precisa montar e está ansioso pra começar, mas agora vem a dúvida de que materiais precisa. Relaxa que essa é a parte mais fácil!

Impressora: Você precisa de uma impressora para poder imprimir as peças. Qualquer uma convencional pode ser usada. Garanta de configurar a impressão em alta qualidade! Recomendo impressoras com tanques de tinta, pois você pode ter um bom gasto de tinta, e esse tipo tem um grande rendimento.

Papel: O material base obviamente, mas qualquer um serve? Não! Para a forma sustentar você precisa de um papel mais grosso que o convencional. Você deve procurar comprar papel com gramatura de 140g a 180g. Quando seu modelo tiver peças pequenas, é recomendado um papel um pouco mais fino que facilite as dobras, para peças grandes, recomenda-se de 180g ou até mais a depender do objetivo. Você também pode buscar os papeis pelos nome Alcalino ou Opaline (mas atenção a gramatura).

Tesoura: Sua maior arma para recortar as peças. Escolha uma bem confortável e que permita bastante mobilidade. Principalmente para os modelos orgânicos que são muito ricos em curvas e precisam de uma habilidade de recorte mais refinada.


Estilete/Lâmina de Corte: Algumas pessoas preferem cortar as
peças utilizando laminas ou estilete, isso fica a seu critério. Mas sem duvida você vai precisar de algum deles para fazer vincos das dobras. Vincos é nada mais que demarcar a dobra antes de fazer efetivamente, como estamos trabalhando com um papel mais grosso, fazer a dobra sem vinco pode danificar e enrugar a folha e a impressão. Por isso, você passa de leve as costas de alguma lamina no local que quer dobrar para quebrar a fibra do papel, assim você não terá dificuldade nenhuma em dobrar e seu modelo ficará sem danos e rugas.

Cola: Para unir as peças você vai precisar de cola. Existem algumas especificas para o trabalho, mas para facilitar as coisas, você pode utilizar a boa e velha cola branca ou de isopor. Para passar a cola você pode usar pincel pequeno, ou até mesmo palitos de dente, já que é necessário apenas uma meladinha, não cometa o erro de empapar as abas de cola se você quer que elas sequem um dia.

Motivação e Paciência: As ferramentas que considero mais importantes. Papercraft é trabalhoso, e dependendo do que você queira montar, você terá que dedicar algumas boas horas. Então garanta estar começando com algo que você gosta e quer, ou uma boa motivação como dar de presente algo diferente para alguém que você gosta. Isso vai te ajudar a terminar o trabalho e ficar mais satisfeito com o resultado.

Acabamento

Existem diversas possibilidades de acabamentos que são utilizadas também a depender do seu modelo e objetivo, onde os mais complexos por exemplo são usados em papercrafts que será transformados em peças de roupa para um cosplay por exemplo. Mas para simplificar vamos pensar em algo decorativo que vai ficar quietinho na sua prateleira.

Verniz Spray Alto Brilho
Verniz Alto Brilho Spray: Eficiente e fácil de aplicar, você pode comprar em lojas de artesanato ou até material de construção. Basta balançar e "xiringar" em cima seguindo as instruções do produto. Já cria uma camada de proteção conta umidade e intensifica a cor da impressão (cerca de 15 a 30 mim para secar).

Verniz Vitral

Verniz Vitral:
Um verniz liquido que você pode passar com um
pincel no seu modelo, que depois de seco cria uma camada mais plastica que protege bem o modelo contra umidade e aumenta sua resistência e durabilidade. (cerca de 24h para secar completamente)

Conclusão
Com essas informações base você já pode começar a montar seus próprios modelos e formar sua coleção. Em caso de dúvidas, sinta-se a vontade de entrar em contato comigo aqui através do blog, canal ou minhas redes sociais, e terei o imenso prazer em ajudar. Não deixe de conferir os posts do blog, deixar seus comentários e compartilhar com os amigos.
Um Bju e um Xero!

Emanuel Franco

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer por compartilhar conosco seus modelos muitíssimo bem elaborados. Fiz todos os 18 cavaleiros do zodíaco e mais 11 paper toys. Foi um excelente trabalho para desenvolver durante a quarentena. Interessante este tipo de trabalho. Vou acompanhar seu mundo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir